quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fichamento

                          FICHAMENTO

Autor: Jonas Pessoa

Identificação do texto:

Funções e Papéis da Tecnologia.

Palavras-chave:
Tecnologia, internet, conhecimento.

Sinopse do texto:


 O texto em estudo, mencionado acima, aborda a importância da tecnologia na gestão escolar, na atualidade, sendo o gestor o facilitador da apropriação das tecnologias da informação da comunicação (TICs) por parte dos membros envolvidos em um processo multidisciplinar de construção de conhecimento, em que as novas tecnologias passam a ser uma ferramenta didática fundamental na condução do ensino. Discute-se como as tecnologias utilizadas pelos docentes, com o apoio da direção podem auxiliar no ensino-aprendizagem.



Apontamentos:

Segundo o texto a tecnologia pode ser uma grande aliada e propagadora de conhecimentos para a comunidade escolar. A tecnologia está presente no dia a dia e pode ser grande motivadora para a confecção de tarefas dentro do ambiente de trabalho auxiliando a organizar rotinas e processos, promovendo acesso e disseminação de informações.
Na escola, a tecnologia é ferramenta que, quando bem utilizada pelo professor, produz excelentes resultados. Ela auxilia no planejamento de aulas mais dinâmicas, na aplicação de exercícios práticos, tanto em sala de aula quanto fora dela, na ampliação do conhecimento de mundo e na geração de autonomia por parte dos alunos.
Para isso, O gestor escolar tem a função de estimular o uso da tecnologia na escola, de estender essa prática aos atos administrativos e pedagógicos e de ampliar o alcance desta em benefício da comunidade onde a escola esta inserida.
As mudanças não podem ser promovidas sem o envolvimento e a sedução de todos os participantes em prol do estabelecimento de uma cultura de colaboração. Não há como promover a colaboração sem o diálogo e a troca de experiências entre professores, funcionários, pais, alunos, gestores e comunidade. Nesse contexto, pode-se entender que o objetivo da tecnologia é criar perspectivas de um novo ambiente de trabalho. Assim as transformações passam a estar presente no âmbito de toda a escola, transcendendo a  administração e chegando a beneficiar a comunidade escolar como um todo.
Quando isso acontece, “o conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” Assim a gestão que faz uso de tecnologias visa à disseminação de informações, considerando a escola como um sistema, um organismo vivo que aprende e que ensina, que muda à medida que passa por conflitos, toma decisões e adquire novos conhecimentos.
Por outro lado, fazer com que as TICs sejam incorporadas na atuação de todos requer, principalmente por parte do gestor, um trabalho intenso de conscientização sobre a importância destra dentro do ambiente escolar, a começar pelo próprio gestor, que pode utilizá-la no controle e organização dos atos administrativos e pedagógicos, obtendo subsídios para a tomada de decisões, pois tem acesso fácil e amplo às informações. A inserção das tecnologias na escola pode gerar resistência e rejeições quando mal trabalhada, mas também pode provocar mudanças benéficas se for feita de maneira a envolver e motivar a todos para a sua utilização eficiente em benefícios de todos.

Bibliografia:


VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

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