FICHAMENTO
Autor: Jonas Pessoa
Identificação do texto:
Funções e Papéis da Tecnologia.
Palavras-chave:
Tecnologia, internet, conhecimento.
Sinopse do texto:
O texto em estudo, mencionado acima, aborda a
importância da tecnologia na gestão escolar, na atualidade, sendo o gestor o
facilitador da apropriação das tecnologias da informação da comunicação (TICs)
por parte dos membros envolvidos em um processo multidisciplinar de construção
de conhecimento, em que as novas tecnologias passam a ser uma ferramenta
didática fundamental na condução do ensino. Discute-se como as tecnologias
utilizadas pelos docentes, com o apoio da direção podem auxiliar no
ensino-aprendizagem.
Apontamentos:
Segundo
o texto a tecnologia pode ser uma grande aliada e propagadora de conhecimentos
para a comunidade escolar. A tecnologia está presente no dia a dia e pode ser
grande motivadora para a confecção de tarefas dentro do ambiente de trabalho
auxiliando a organizar rotinas e processos, promovendo acesso e disseminação de
informações.
Na
escola, a tecnologia é ferramenta que, quando bem utilizada pelo professor,
produz excelentes resultados. Ela auxilia no planejamento de aulas mais dinâmicas,
na aplicação de exercícios práticos, tanto em sala de aula quanto fora dela, na
ampliação do conhecimento de mundo e na geração de autonomia por parte dos
alunos.
Para isso, O gestor escolar
tem a função de estimular o uso da tecnologia na escola, de estender essa
prática aos atos administrativos e pedagógicos e de ampliar o alcance desta em
benefício da comunidade onde a escola esta inserida.
As
mudanças não podem ser promovidas sem o envolvimento e a sedução de todos os
participantes em prol do estabelecimento de uma cultura de colaboração. Não há
como promover a colaboração sem o diálogo e a troca de experiências entre
professores, funcionários, pais, alunos, gestores e comunidade. Nesse contexto,
pode-se entender que o objetivo da tecnologia é criar perspectivas de um novo
ambiente de trabalho. Assim as transformações passam a estar presente no âmbito
de toda a escola, transcendendo a administração e chegando a beneficiar a
comunidade escolar como um todo.
Quando
isso acontece, “o conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo
e bem mais rico do que os dados e as informações.” Assim a gestão que faz uso
de tecnologias visa à disseminação de informações, considerando a escola como
um sistema, um organismo vivo que aprende e que ensina, que muda à medida que
passa por conflitos, toma decisões e adquire novos conhecimentos.
Por
outro lado, fazer com que as TICs sejam incorporadas na atuação de todos
requer, principalmente por parte do gestor, um trabalho intenso de
conscientização sobre a importância destra dentro do ambiente escolar, a
começar pelo próprio gestor, que pode utilizá-la no controle e organização dos
atos administrativos e pedagógicos, obtendo subsídios para a tomada de
decisões, pois tem acesso fácil e amplo às informações. A inserção das
tecnologias na escola pode gerar resistência e rejeições quando mal trabalhada,
mas também pode provocar mudanças benéficas se for feita de maneira a envolver
e motivar a todos para a sua utilização eficiente em benefícios de todos.
Bibliografia:
VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo,
PUC-SP, 2004.
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