quarta-feira, 24 de julho de 2013

ESBOÇO DO PROJETO DE GESTÃO UTILIZANDO AS TIC

                                           



UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Faculdade de Educação - UAB/UnB/ MEC/SECAD
 UnB - Curso de Especialização em Gestão Escolar.




Oficinas tecnológicas
                                                  Professor Pedro Andrade




   Esboço de projeto:     “A tecnologia na Gestão Escolar”



 Jonas Pessoa do Nascimento.







Brasília, DF, julho 2013.
                      
                                  INTRODUÇÂO:


         As tecnologias como a internet e o computador são meios de comunicação, informação e expressão que os educadores devem considerá-las como mecanismos de interação entre eles e os alunos. O uso das tecnologias é uma realidade já em muitas escolas e está transformando a o ambiente escolar e fazendo com que as relações humanas, no âmbito educacional, sejam diferentes. A utilização destas ferramentas como meios de transmissão do conhecimento tem mobilizado educadores e gestores no sentido de que o uso destas tecnologias possibilita uma adequação das tarefas que se executa no ambiente escolar, quer estejam elas ligadas ao pedagógico ou o administrativo.
         Dentro dessa perspectiva, pode-se dizer que o ser humano é lavado a se desenvolver, cognitivamente, em que a comunicação, através da tecnologia, amplia o potencial de aprendizagem humano. A inovação faz que com a informação esteja disponibilizada de forma mais ampla através da tecnologia. Agora, resta aos educadores pensar e agir de acordo com estas in ovações tecnológicas para que a aprendizagem se faça de maneira mais profunda para garantir uma eficiência da qualidade das informações.



JUSTIFICATIVA

A tecnologia, no sistema de ensino, assume função importante em termos de apoio pedagógico e administrativo em que se faz necessária uma análise dessa ferramenta como aliada da gestão escolar e do sistema de ensino. Em meio à complexidade do aprender faz-se necessário o uso de tecnologias no campo da aprendizagem e a internet é uma âncora fundamental nesta embarcação para que o ensino não fique à deriva e aporte sem atingir o objetivo a que se propõe.



OBJETIVOS

- Mostrar a evolução e o desenvolvimento da escola através da tecnologia;

- Relatar a situação de aprendizagem dos alunos frente às ferramentas tecnológicas;

- Apontar a trajetória de crescimento da escola quando organizada de modo integrado fazendo com que o gestor tenha conhecimento de forma imediata das ações que acontecem dentro da escola e na comunidade que ela atende.


                    DESENVOLVIMENTO:

                     A Tecnologia na gestão escolar

·        ORGANIZAÇÃO E ADMINISRTRAÇÃO DA ESCOLA.

Cada estabelecimento de ensino tem uma sede determinada, diretor, vice-diretor, coordenadores, assistente administrativo, clientela específica de alunos, elementos docentes próprios, funcionários para limpeza, copa, cozinha, secretários enfim, tem um corpo de profissionais com atividades prefixadas, segundo o ensino que ministre, com seus horários e programas. Seja o estabelecimento público ou particular, grande ou pequeno, de nível primário ou de outro, cada um desses segmentos se articulam para produzir uma atmosfera de resultados capazes de fazer a escola funcionar de forma harmônica.
Desta forma, as questões de estruturação e gestão dos serviços escolares parecerão apenas ligadas a aspectos de instalação, salas de aulas outras dependências, mobiliário, além da distribuição geral de tarefas entre os mestres.   Não se poderá discutir que tais questões apresentem importância prática. Mas, serão elas, por si mesmas, o ponto de partida para o funcionamento da escola, em razão das quais a própria existência da escola, sua localização, funções gerais e objetivos particulares se articulam para funcionar. A proposta para esse funcionamento é disponibilizar uma tecnologia capaz destes setores trabalharem articulados entre si. Um suporte para que o gestor saiba instantaneamente as necessidades de cada setor através de tecnologia disponível. No campo da secretaria, criar diários online, diferente do que é oferecido hoje, de modo que as notas possam estar disponíveis online para a secretaria e por que não para alunos.

·        PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.   

    Um dos principais objetivos da escola está ligado ao processo de ensino aprendizagem. As reflexões a respeito desses objetivos dentro deste contexto delineiam novas práticas e novos comportamentos dentro da sala de aula.  
    Dentre esses objetivos, o construtivismo se configura como elemento que prega uma abordagem que pode favorecer as novas técnicas de aprendizagem nas quais o professor e o aluno, sujeitos do processo, interagem com o objetivo de que o conhecimento possa ser compartilhado com vistas à construção de novos saberes e aprendizagens.
  A proposta aqui é disponibilizar computadores na sala de coordenação para auxílio na programação das aulas pelos professores e ampliação do laboratório de informática para os alunos. Levá-los ao laboratório com mais frequência para a familiarização com a informática. Colocar um computador com internet em cada sala de aula para auxílio do professor durante as aulas.

  • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM VÁRIOS NÍVEIS:  
O processo avaliação feito por cada professor é de uma discrepância impressionante! Cada professor aplica a prova que acha conveniente: se a turma é fraca, aplica uma prova fácil na concepção dele professor, se a turma é forte, então aplica uma prova mais complexa. A prova deste procedimento é que alunos fracos, de algumas escolas ou mesmo regiões, apresentam, não raras vezes, ótimas notas, enquanto bons alunos de outras escolas mais responsáveis apresentam notas baixas.
 O problema não está apenas nos professores que aplicam provas "fáceis"; está no governo que não fornece meios favoráveis para um ensino de qualidade. Na escola pública os alunos, muitas vezes, são pessoas carentes da periferia, os professores têm interesse em transmitir os conhecimentos aos alunos, mas, a falta de recursos, materiais didáticos atrapalha e muito. Se o professor procura meios diferentes de dar aula, ele é barrado porque o Projeto Político Pedagógica da escola não contempla tal prática e, assim, perde-se a oportunidade de se avaliar o aluno de forma mais abrangente dentro das competências que se acha fundamentais para a progressão dele aluno.
A questão aqui proposta é elaborar provas contextualizadas, estilo PAS, para criar uma unicidade dentro da escola. Implantar uma semana exclusiva para a aplicação dessas provas de modo que cada série faça prova igual, por bloco, independentemente do professor que lecione determinada disciplina.

·         O PROCESSO COMUNICATIVO DA ESCOLA

        A intencionalidade de conceber a prática pedagógica, também, como um processo comunicacional, pressupõe o movimento ação-reflexão-ação do “pensar certo” e do “agir comunicativo” como um trânsito que percorre diversos campos  dos saberes, sejam eles científicos ou não. Neste sentido, faz-se necessário conceber a comunicação como elemento articulador da formação docente como mediação que está presente nas relações interpessoais, no planejamento, nas avaliações, enfim em toda a organização curricular.
          A dinâmica do processo comunicativo, desenvolvida na relação pedagógica, tal como  a própria educação, apresenta formas explícitas e implícitas de dialogicidade ou de anti-dialogicidade. Essas formas se evidenciam nas diferentes maneiras, como, por exemplo, na forma de intervenção do professor durante a exposição do aluno a qual pode provocar insegurança ou a forma de condução de tomada de decisão coletiva sobre atividades extracurriculares ou de participação dos pais na escola ou na divisão do trabalho pedagógico.
     O desafio para esta questão é integrar direção, secretaria, professores, funcionários em geral com uma linguagem que seja única para que se compreendam as ações dentro da escola.



·         FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA E DE SUA COMUNIDADE


A melhoria na qualidade do ensino requer bons professores comprometidos com a difícil tarefa de ensinar que, por sua vez, exige dos profissionais dedicação e responsabilidade. A identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. Ela se constrói e se transmite. Assim, pode-se dizer que existem algumas características da identidade profissional docente que se repetem e que são, geralmente, independentes do contexto social ou cultural.
Uma das características da sociedade em que se vive tem relação com o fato de que o conhecimento é um dos principais valores de seus cidadãos. O valor das sociedades atuais está diretamente relacionado com o nível de formação de seus cidadãos e da capacidade de inovação e empreendimento que eles possuam. Mas, atualmente, os conhecimentos têm data de validade, e isso obriga os educadores, agora, mais que nunca, a estabelecer garantias formais e informais para que os cidadãos e profissionais atualizem constantemente sua competência.
Uma das metas a se alcançar aqui é firmar convênios com instituições de ensino como a Unb, por exemplo, com a Igreja, por que não, para oferecer cursos aos Professores para que se atualizem dentro de suas especialidades, trazer profissionais para proferir palestras aos alunos e uma vez por semestre convocar a comunidade para uma dia de ação social, com o oferecimento de palestra, prevenção sobre drogas, cursos de maquiagem, etc.

·            USO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA ESCOLA


           Uma das finalidades da educação prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996) é o preparo para o exercício da cidadania. Este processo só é possível se dentro do ambiente escolar forem desenvolvidas práticas que levem os indivíduos a promover ações de solidariedade, respeito mútuo, ética, responsabilidade social e cooperação, pois a escola é sempre um sistema do mundo social e deve representar certamente os anseios e desejos da comunidade em que está inserida.
    
A escola é local adequado para uma prática de valorização e defesa do patrimônio, pois ela apresenta todas as condições ideais para uma atitude que será sempre satisfatória para um processo de defesa dos bens que ela possui onde também se aprende a defender o patrimônio ambiental, cultural, marcos da história dos homens em sua luta cotidiana. Assim, é importante que a escola desenvolva práticas pedagógicas voltadas para o reconhecimento dos bens patrimoniais e de sua valorização ativa e consciente. O processo de conhecimento gerado na escola é de grande importância para promover atitudes que levem em conta uma melhor relação dos cidadãos com o patrimônio que faz parte da vida de cada um. O objetivo maior aqui é fazer online a catalogação de todos os bens da escola, inclusive divulgando-a para conhecimento de todos e atualizar essa lista pelo menos uma vez por bimestre, excluindo ou acrescentado algo do patrimônio escolar.


·         PROPOSIÇÕES
         Durante a elaboração do projeto, serão aprofundados os pontos acima mencionados para que se possa debater e esclarecer a importância da tecnologia dentro de cada um desses aspectos. A proposta é elucidar esses pontos e fazer comparativos com outros pensamentos para avaliar como a gestão escolar pode promover mudanças usando a tecnologia.

·         CONSIDERAÇÕES FINAIS

O que se tem percebido é que os recursos tecnológicos estão presentes no contexto escolar e, por isso, contribuem, significativamente, para que o trabalho pedagógico e administrativo seja realizado com maior presteza, autonomia e inovação. O uso das mídias tecnológicas no espaço escolar reforça que o papel da gestão escolar consiste, dentre outras atribuições, em promover o incentivo para a exploração da tecnologia com fins pedagógicos.
Muito além do simples significado, enquanto equipamentos, Moran (2003) ressalta que, por meio das tecnologias, os alunos conseguem aprender com maior autonomia. Através desses recursos tecnológicos eles desenvolvem a aprendizagem de forma cooperativa voltando seus olhares para o campo da pesquisa, da troca de resultados e da produção de conhecimentos, fato percebido no que acontece com o uso da tecnologia, seja no campo administrativo ou pedagógico.



Bibliografia.

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